Você se cobra demais?

Visualizações: 435

Por Vanessa Mafra

Tudo dando errado, qual a tendência? Se a resposta for se cobrar. Saiba que muito pior q a cobrança externa é a cobrança interna. Ela tende a ir destruindo a autoestima, e sem auto estima, sem autoconfiança. 

Quando se está passando por um dilema onde há muita autocobrança é como se você 

ficasse impedido de fazer qualquer outra coisa que não seja o motivo de estar se cobrando. Por exemplo: se está desempregado é como se essa pessoa não pudesse fazer mais nada a não ser procurar trabalho. Ou estudar para um concurso. 

O que não se percebe quando você fica mergulhado só num objetivo e não alcança isso vai minando sua vida e suas chances também.

Culpa, punição autocobrança não vai te ajudar, vai te levar ao ciclo autodestrutivo.

Mas o que fazer pra não me cobrar?

As atitudes devem ser pontuais. Um plano de ação pode ajudar a diminuir a pressão interna. 

.Finalizou o que ia fazer, tire o restante do dia pra fazer algo por você. E não apenas alimentando pensamentos de culpa e punição.

Quando se vive no meio do conflito não se tem a percepção necessária para resolver pois está envolvido emocionalmente com os problemas quando se afasta um pouco você terá mais leveza para resolver.

 É muito importante entender que você está aberto a oportunidades. 

Ser desempregado não é condição de personalidade é um momento atual. Assim, como qualquer outro conflito.

Faça uma lista de tudo que precisa fazer, que possa efetivamente ajudar a melhorar as coisas. Depois separe essas pendências em dias da semana. Eleja as atividades  que vai fazer cada dia. Sendo realista para não gerar frustração. 

Agora nesta lista incluía 1 atividade essencial pra te deixar bem. Caminhar, conversar com um amigo. E quando estiver fazendo isso não culpe. Você fez tudo que planejou fazer. E depois faça sua atividade. 

Se você só pensar nisso, viver isso, sentir vai se tornar a pessoa que ninguém vai querer estar perto. Nem mesmo você. Não se cobre tanto, encontre espaço para buscar a solução, olhando também todas as áreas da sua vida. 

Busque sua força interior através das coisas que gosta.

As mais lidas

Categorias

  • Coaching (1)
  • Dicas (5)
  • Mais publicações

    Coaching

    Porque é tão difícil decidir?

    Por Vanessa Mafra Existe uma teoria que divide o cérebro em 3 partes importantes na tomada de decisão, apesar de ser um pouco simplista podemos