Você sabe usar sua inteligência emocional?

Visualizações: 56

Por Vanessa Mafra

Usar as emoções é como um jogo de xadrez, a grande jogada muitas vezes está na paciência.

Hoje vamos falar sobre inteligência emocional. Porque é tão importante aprender a lidar com nossas emoções. Com certeza ninguém gosta de agir por impulso ou não ter controle das nossas emoções. Agir no calor das emoções. 

As emoções negativas produzem comportamentos destrutivos. É exatamente neste ponto que a Inteligência Emocional pode nos ajudar a potencializar as emoções positivas para gerar os resultados desejados.

Inteligência Emocional nada mais é do que aprender a lidar com as próprias emoções, a compreender os nossos sentimentos e comportamentos e do outro.

Daniel Coleman – autor do livro inteligência emocional fala dos pilares importantes para  uma vida mais equilibrada emocionalmente. que é Conhecer as próprias emoções, controlar essas emoções, se automotivar, ter empatia pelo próximo e os relacionamentos interpessoais. 

Quando se tem consciência do que estimula nossas reações, os gatilhos que nos disparam raiva, medo, insegurança – fica mais fácil lidar com elas. 

Muito importante conhecer melhor as suas próprias emoções. Para reconhecer as emoções, uma dica  é colocar no papel seus sentimentos, e ações o que faz ter uma reação movida por emoções negativas. Autoconhecimento é fundamental.

Aprender a reconhecer e lidar com as emoções, vai ajudar  controlar e agir com mais ponderação e equilíbrio.Não fixe apenas no negativo, olhe a situação do como um todo, nem sempre aquilo que parecia sem saída pode ser tão ruim ou não ter outras alternativas mais positivas. 

O importante é manter a calma, para encontrar uma solução. Descubra o que te motiva, o que te dá alegria. E realize uma atividade prazerosa para  canalizar sua ansiedade.Encontrar o prazer a longo prazo vai ajudar a controlar o ação por impulso que sempre gera arrependimentos

Outro ponto fundamental é empatia.Quando se tem empatia é possível se colocar no lugar do outro. Sentir o que ele sente. Assim será possível tomar decisões mais maduras e evitar conflitos. 

E por fim, quanto mais saudável manter suas relações interpessoais melhor. Afinal, normalmente são com essas pessoas que você passa a maior parte do dia. Alimente-se de bons sentimentos e comece a olhar mais a longo prazo, que muitas coisas podem ser evitadas se respirar um pouco e perceber que você não é aquela emoção.

As mais lidas

Categorias

  • Coaching (1)
  • Dicas (5)
  • Mais publicações

    Dicas

    Você se cobra demais?

    Por Vanessa Mafra Tudo dando errado, qual a tendência? Se a resposta for se cobrar. Saiba que muito pior q a cobrança externa é a

    Coaching

    Porque é tão difícil decidir?

    Por Vanessa Mafra Existe uma teoria que divide o cérebro em 3 partes importantes na tomada de decisão, apesar de ser um pouco simplista podemos