Porque é tão difícil decidir?

Visualizações: 300

Por Vanessa Mafra

Existe uma teoria que divide o cérebro em 3 partes importantes na tomada de decisão, apesar de ser um pouco simplista podemos aproveitar essa divisão para explicar um pouco desse funcionamento

  • Neocórtex responsável pelo racional, lógico
  • Sistema límbico ligado às emoções
  • E o reptiliano mais instintivo. TB ligado ao medo, raiva. 

Por isso que dependendo dos estímulos temos a tendência de tomar diferentes decisões. Como uma compra por impulso. Mas a grande questão que essa divisão entre a razão e emoção pode causar os conflitos e indecisões. E principalmente quando a pessoa tem necessidade de aprovação esse conflito pode ser ainda maior. 

Mas como Tomar decisões?

O ideal sempre é tomar uma decisão baseada na sua vontade e nos seus valores. Entendendo se a decisão é ecológica. E pensar isso faz mal pra mim e para pessoas. Quando decidimos tentando agradar e se isso vai contra os valores a decisão pode te desrespeitar.

E quando há arrependimento? Tenha em mente que sua decisão foi tomada com o q tinha na época. E que você pode errar não se prenda achar que nunca poderá voltar atrás.  Assim será muito mais leve. O autoconhecimento ajuda muito para sempre se respeitar em todas as decisões.

As mais lidas

Categorias

  • Coaching (1)
  • Dicas (5)
  • Mais publicações

    Dicas

    Você se cobra demais?

    Por Vanessa Mafra Tudo dando errado, qual a tendência? Se a resposta for se cobrar. Saiba que muito pior q a cobrança externa é a