Por Vanessa Mafra
Existe uma teoria que divide o cérebro em 3 partes importantes na tomada de decisão, apesar de ser um pouco simplista podemos aproveitar essa divisão para explicar um pouco desse funcionamento
- Neocórtex responsável pelo racional, lógico
- Sistema límbico ligado às emoções
- E o reptiliano mais instintivo. TB ligado ao medo, raiva.
Por isso que dependendo dos estímulos temos a tendência de tomar diferentes decisões. Como uma compra por impulso. Mas a grande questão que essa divisão entre a razão e emoção pode causar os conflitos e indecisões. E principalmente quando a pessoa tem necessidade de aprovação esse conflito pode ser ainda maior.
Mas como Tomar decisões?
O ideal sempre é tomar uma decisão baseada na sua vontade e nos seus valores. Entendendo se a decisão é ecológica. E pensar isso faz mal pra mim e para pessoas. Quando decidimos tentando agradar e se isso vai contra os valores a decisão pode te desrespeitar.
E quando há arrependimento? Tenha em mente que sua decisão foi tomada com o q tinha na época. E que você pode errar não se prenda achar que nunca poderá voltar atrás. Assim será muito mais leve. O autoconhecimento ajuda muito para sempre se respeitar em todas as decisões.