Por Vanessa Mafra
Tudo dando errado, qual a tendência? Se a resposta for se cobrar. Saiba que muito pior q a cobrança externa é a cobrança interna. Ela tende a ir destruindo a autoestima, e sem auto estima, sem autoconfiança.
Quando se está passando por um dilema onde há muita autocobrança é como se você
ficasse impedido de fazer qualquer outra coisa que não seja o motivo de estar se cobrando. Por exemplo: se está desempregado é como se essa pessoa não pudesse fazer mais nada a não ser procurar trabalho. Ou estudar para um concurso.
O que não se percebe quando você fica mergulhado só num objetivo e não alcança isso vai minando sua vida e suas chances também.
Culpa, punição autocobrança não vai te ajudar, vai te levar ao ciclo autodestrutivo.
Mas o que fazer pra não me cobrar?
As atitudes devem ser pontuais. Um plano de ação pode ajudar a diminuir a pressão interna.
.Finalizou o que ia fazer, tire o restante do dia pra fazer algo por você. E não apenas alimentando pensamentos de culpa e punição.
Quando se vive no meio do conflito não se tem a percepção necessária para resolver pois está envolvido emocionalmente com os problemas quando se afasta um pouco você terá mais leveza para resolver.
É muito importante entender que você está aberto a oportunidades.
Ser desempregado não é condição de personalidade é um momento atual. Assim, como qualquer outro conflito.
Faça uma lista de tudo que precisa fazer, que possa efetivamente ajudar a melhorar as coisas. Depois separe essas pendências em dias da semana. Eleja as atividades que vai fazer cada dia. Sendo realista para não gerar frustração.
Agora nesta lista incluía 1 atividade essencial pra te deixar bem. Caminhar, conversar com um amigo. E quando estiver fazendo isso não culpe. Você fez tudo que planejou fazer. E depois faça sua atividade.
Se você só pensar nisso, viver isso, sentir vai se tornar a pessoa que ninguém vai querer estar perto. Nem mesmo você. Não se cobre tanto, encontre espaço para buscar a solução, olhando também todas as áreas da sua vida.
Busque sua força interior através das coisas que gosta.